Perfil Vocacional

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Profissões

Administração

O que faz o Administrador de Empresas

Prevê, planeja, organiza, dirige e controla o funcionamento administrativo de órgãos e empresas.

Determina os métodos gerais de uma organização.

Planeja e organiza a utilização eficaz de mão-de-obra, de equipamentos, materiais, serviços e capitais.

Orienta e controla as atividades da organização, conforme os planos estabelecidos e a política adotada pela empresa.

Elabora laudos, pareceres, projetos e relatórios em situações que requeiram conhecimentos técnicos de administração nas áreas de produção, vendas finanças pessoal, a fim de manter uma estrutura que permita a exploração e controle eficaz da empresa.

Elabora rotinas de trabalho, visando a implantação de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho.

Efetua comparações entre metas programadas e os resultados obtidos a fim de corrigir distorções avaliar o desempenho e replanejar os serviços administrativos de acordo com esses dados.

Cuida da análise dos programas e métodos, da admissão e seleção de pessoal; da administração financeira e das relações públicas e industriais.

Acompanha a evolução da legislação tributárias e sociais, que se relaciona diretamente com as atividades da empresa.

Presta serviços de assessoria e consultoria, orienta as atividades de um ou vários departamentos da organização e exerce funções de chefia ou de direção intermediária ou superior.

 

Agronomia

O que faz o Engenheiro Agrônomo

Planeja, organiza, dirige e executa serviços especializados relativos à adubação, plantio, combate a pragas, colheita e beneficiamento de vegetais, reflorestamento, criação de rebanhos, mecanização agrícola, industrialização de produtos alimentícios de origem vegetal e animal.

Projeta, supervisiona e executa instalações especificas para armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, sistemas de irrigação e drenagem, sistemas elétricos de baixa tensão e construções rurais.

Pesquisa e estuda a composição da terra para plantio; a natureza e a adequação de fertilizantes; meios de combate às doenças das plantas e animais, formas de aperfeiçoamento das espécies vegetais e animais.

 

Arqueologia

 

Arquivologia

O arquivologista identifica, avalia, seleciona, preserva e organiza documentos em papel, foto, filme, microfilme, disquete, CD-ROM e em bancos de dados on-line. Ele torna disponíveis as informações que vão sendo geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONG. Deve ter sólida formação cultural para avaliar a importância dos documentos que manipula. Além de preparo intelectual, são fundamentais o espírito de organização, a paciência e a meticulosidade. A cada dia esse profissional é mais procurado pelas empresas preocupadas em resguardar a memória corporativa, isso é, sua história.

Onde atua o Arquivologista ?

Conservação e restauração: Prevenir a deterioração de documentos e recuperar os danificados

Difusão educativa e cultural: Orientar o público na consulta e no manuseio de documentos.

Gestão: Avaliar documentos e decidir pelo seu arquivamento ou pela sua destruição.

Racionalização de documentos: Classificar e organizar documentos a fim de agilizar sua localização e uso.

 

Artes cênicas

O que faz o Bacharel em Artes Cênicas

Elabora pesquisa, estudos e livros didáticos sobre Artes Cênicas.

Realiza resenhas críticas de espetáculos em jornais, revistas, rádio, televisão, etc.

Seleciona os atores, forma o elenco e distribui os papéis entre eles.

Escolhe os cenógrafos e com eles combina a decoração e a ambientação plástica.

Aprova as músicas, as caracterizações e os figurinos.

Define o ritmo e o equilíbrio estético das cenas.

Ensaia e dirige o desempenho dos atores.

Estabelece uma unidade para o espetáculo, através da integração entre a cenografia e a encenação, o intérprete e o personagem.

Colabora na estruturação e criação da atmosfera característica da peça (cenários) com a aplicação de técnicas específicas de iluminação, desenho e adereços.

Cria a plástica do espaço cênico. Cria os elementos próprios da arquitetura e decoração, inclusive da iluminação e indumentária.

Estuda a peça teatral e memoriza a parte que lhe compete. Prepara a caracterização do personagem, através do uso de maquilagem e de trajes apropriados ao local e época em que a cena se desenvolve.

Ensaia os movimentos, gestos e a locução adequada.

Representa personagens que compõem o elenco da peças e textos literários, traduzindo as emoções e os sentimentos humanos pela expressão corporal, pela mímica facial e pela entonação da voz.

Colabora na publicação do espetáculo, divulgando a peça da qual faz parte.

Ministra aula em universidades.

 

Artes plásticas

O que faz o Artista Plástico

Dar forma estática a um produto de fabricação industrial estabelecendo harmonia entre linhas e cores que compõem a forma do objeto. Cria formas gráficas para a propaganda e imprensa (comunicação visual), faz artesanato, decoração, cria e desenha padrões de estamparia para a indústria têxtil, elabora logotipo, etc. Estuda, pesquisa, analisa e critica a arte em seus aspectos históricos e estéticos. Leciona disciplinas relativas às artes plásticas.

Escultura: Trabalha com volumes procurando dar formas representativas da figura humana, dos animais, da natureza, etc, desbastando blocos de metal, pedra ou madeira ou modelando barro, gesso ou cera.

Lavra, cinzela, talha, molda e forja formas tridimensionais, que podem ser naturais ou imaginárias.

Utiliza-se de instrumentos específicos, tais como, o cinzel e o martelo, a talhadeira, formas, etc.

Cria formas para transmitir sua mensagem através da utilização de peças prontas, como: garrafas, bonecas, bolas, plásticos, vidro, acrílicos, etc, para compor seus objetos de arte.

Utiliza conhecimentos de desenho e anatomia nas formas e de sua sensibilidade criadora.

Gravura: Executa uma gravação, desenhando sobre uma superfície plana de madeira ou pedra e com estilete, dando relevo aos traços do desenho, modelando como carimbo.

Reproduz a gravura, passando uma tinta sobre a matriz* e prensando-a sobre o papel.

(A matriz em madeira recebe o nome de xilogravura e a de pedra, litogravura, podendo, também, ser feita de cobre).

Pintura: Utiliza diversos materiais de pintura: lápis, grafite, carvão, nanquim, pena, pincel, guache, colagem, tinta a óleo, etc.

Representa figuras humanas, paisagens, natureza morta ou composições abstratas e cria novos trabalhos artísticos sobre superfície plana, como papel, tela, madeira, parede, etc.

Procura representar formas naturais ou imaginárias em superfícies bi-dimensional.

Executa trabalhos que podem variar desde a miniatura até o mural, sob vários gêneros de pintura, como a pintura à óleo, aquarela, pastel e afrescos.

 

Astronomia

O que Faz o Astrônomo

Realizam estudos e pesquisas científicas e tecnológicas nos campos de Astronometria, Astrofísica, Radioastronomia e Mecânica Celeste.

Em Astrometria, efetua medidas de posição de estrelas, sol, lua, planetas, satélites e cometas; recepção de sinais horários e estudo de variações na rotação da Terra, para manutenção de um sistema horário confiável.

Em Mecânica Celeste, (é a parte da Astronomia que mais exige conceito matemáticos e que estuda, também, movimentos de satélites artificiais), faz pesquisas voltadas ao movimento dos corpos celestes, aos quais esteja ligado por forças gravitacionais.

Em Astrofísica, estuda as características físicas dos astros, analisando a luz que deles nos chega, para ter idéia da distância, massa, densidade, composição, tamanho, idade, origem e evolução de estrelas, planetas, galáxias, etc.

Em Radioastronomia, analisa as radiações magnéticas do Universo, não captáveis nos instrumentos ópticos.

 

Biologia

O que faz o Biólogo

Formula e elabora estudos, projetos ou pesquisas cientificas nos vários setores da Biologia ou a ela ligados.

Estuda o efeito de substancias tóxicas ou não-tóxicas sobre os seres vivos, analisando eventuais alterações em sua constituição.

Estuda a transmissão de caracteres hereditários entre as espécies, bem como sua morfologia.

Investiga o efeito de bactérias e microorganismos sobre vegeteis e animais.

Pesquisa aplicações industriais ou alimentares de bactérias ou outros microorganismos.

Faz levantamentos epidemiológicos em áreas afetadas.

Verifica a distribuição geográfica dos organismos vivos (vegetais e animais) e as características do ambiente em que vivem.

Divulga o resultado de suas pesquisas através de publicações em revista especializadas.

Elabora e aprimora medicamentos preventivos e de tratamento das enfermidades.

Classifica vegetal e animais.

Faz diagnostico laboratorial e no controle de produção.

Orienta programas de turismo ecológico.

Orienta, dirige, assessora e presta consultoria no âmbito de sua especialidade.

Realiza perícias, emite pareceres a assina laudos técnicos e pareceres.

 

Ciências Aeronáuticas

È o uso de conhecimentos e técnicas para pilotar aeronaves de passageiros ou de cargas.

Tudo o que acontece dentro de uma aeronave, da supervisão da tripulação e dos equipamentos à comunicação com a torre de comando dos aeroportos, é responsabilidade do comandante. Também cabe a ele zelar pela boa manutenção do aparelho, verificando se as equipes em terra realizaram corretamente seu trabalho. Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e ótimos reflexos. Por causa dessas exigências, todos os anos o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Ministério da Aeronáutica.

O campo de trabalho para o piloto particular de pequenos aviões e helicópteros está superaquecido nas grandes cidades, mas o bacharel divide esse campo de trabalho com quem não tem formação superior. As grandes companhias aéreas exigem o bacharelado para os novos contratados.

 

Ciências atuariais

 
« 12 3 4 5 6 »

Home | Inscrição | Teste Vocacional | Profissões | Dúvidas

© 2014 - Perfil Vocacional